Artroplastia de Quadril, popularmente conhecida como Prótese de Quadril, é o nome dado ao procedimento de substituição da articulação do quadril por uma prótese.
O uso correto do termo é “artroplastia”, porque se refere ao processo cirúrgico.
Como é a Cirurgia e o Processo de Reabilitação?
Isso varia de acordo com a técnica utilizada pelo cirurgião e com a resposta do corpo do paciente. O período que o paciente fica no hospital geralmente é curto e a recuperação é bastante rápida. O protocolo de reabilitação começa no dia seguinte, junto à equipe de fisioterapia, com o auxílio de um andador ou de muletas. E o tempo de recuperação total varia de acordo com o quadro de cada paciente.
Como funciona a Prótese?
De forma simples e objetiva, as próteses são equipamentos artificiais que substituem as regiões danificadas do corpo, ajudando nas suas funções de estabilização e movimento.
Quantos tipos de prótese existem?
Existem vários tipos de modelos e de fabricantes de próteses. Os modelos variam principalmente quanto a forma, fixação, tratamento e os detalhes de design. E quanto à sua classificação, ela pode ser parcial ou total.
- Prótese Parcial de Quadril – Ela se constitui por duas partes: um componente femoral e uma cabeça esférica.
- Prótese Total de Quadril – Ela é formada por três partes: Um componente acetabular (bacia), um componente femoral e uma cabeça esférica que ajuda na mobilidade.
Benefícios da Prótese de Quadril para o Paciente
É impossível prever com precisão os resultados da prótese ou de qualquer outro procedimento cirúrgico. Porém, a substituição da articulação lesionada pode trazer benefícios importantes para o paciente, como: o alívio da dor, a recuperação dos movimentos do quadril e a melhora na sua qualidade de vida.